Compartilhe em sua Rede Social
A Ética está sendo abordada nos meios de comunicação, porém muita gente não sabe de forma clara o que ela significa conceitualmente.
É fundamental que se tenha uma definição conceitual para debater e refletir a sobre a diferença teoria e prática.
Podemos conceber ética como sendo um campo de reflexão humana que busca conhecer as relações entre o seu modo de ser e pensar e agir/conduta humana.
A concepção dos gregos que é a seguinte:
– éthos: interioridade (morada da alma), temperamento, designar indole que deve ser educada para os valores, ação humana intencional do sujeito.
-êthos: hábitos, costumes, valores sociais.
Os romanos/latim adotaram apenas o êthos: costume, valores sociais traduzindo a palavra como: mos – moris – MORAL, daí podemos adotar e ´´visualizar“ um certo significado da moral.
Moral: costumes individuais que se tornam regras – normais – leis para certa comunidade em dada época. Normas de convivência social, valores da cultura, conjunto de regras válidas num lugar em certo tempo para um grupo ou pessoa e comunidade determinada. Deve ser autônoma, pela consciência – um dever. Tacitamente, entendo que ética e moral não significam a mesma coisa, mas que andam juntas, uma necessita da outra.
Os atos de um indivíduo (ética) são praticados respeitando normas de costumes (moral) e leis de direito.
O cidadão ético seria aquele que age (consciente) racionalmente de acordo com as normas, regras, leis em vigor ( que a Moral define).
Espero ter esclarecido a origem dos conceitos, que vigoram atualmente com algumas modificações.