Escola de Frankfurt: Principais edeias e conceitos

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As princiapais ideias são:

Indústria cultural: conversão da cultura em mercadoria, Falsa democratização dos bens culturais;
Adorno- Horkheimer: Autodestruição da razão iluminista; Arte como último refúgio da razão crítica;
Adorno: Teoria estética, música.


Benjamin: valor de culto (religioso) X calor de exposição (culto do belo), sociedade de massa: tecnificação+reprodutibilidade=perda da aura, obra de arte acessível – politização da obra de arte – valor de consumo;
Habermas: a colonização da esfera pública: fim da cultura como processo libertador, mundo elevado interior/ crescente desinteresse pela política/ quanto maior a eficácia da mídia, mais submetida a interesses privados e propaganda do estado (expansão da esfera pública).

Agora vamos endender um pouquinho melhor estes termos.

As principais críticas à Escola de Frankfurt, Eco (1979, p. 44) arrola a
seguir algumas proposições sobre a “verdadeira” cultura de massa:
• a cultura de massa não nasce necessariamente de um regime capitalista, mas deum regime industrial; entre seus defeitos constam “o conservatismo estético, o nivelamento
do gosto pela média, a recusa das propostas estilísticas que não correspondemao que o público já espera”;
• a cultura de massa preencheu uma lacuna junto àqueles que não tinham acesso aos bens culturais;
• o acúmulo de informação trazido pelos mass media pode sim gerar um ganho qualitativo;
• as formas de entretenimento ditas “menores” (como histórias em quadrinhos eróticas, lutas etc.) não deveriam ser considerados como uma forma de decadência
de costumes;
• uma homogeneização do gosto serviria para “unifi car as sensibilidades nacionais”;
• uma homogeneização do gosto serviria para “unifi car as sensibilidades nacionais”;
• a difusão de obras integrais a preços baixos e em grandes tiragens é uma ação válida para a cultura;
a repetição à exaustão de certos bens culturais afetam a recepção dos mesmos, tornando-se, de tão batidos, quase que slogans;
• os mass media têm um poder de mobilização das massas frente ao mundo, provocando certas subversões culturais;
• por fim, os mass media não são em si conservadores, já que introduzem uma renovação estilística.